No dia 25 de Abril de 2015, por volta das 9 da manhã, sem chuva e com muita alegria e boa disposição, partiram dois autocarros, cedidos generosamente pela Câmara Municipal de Odivelas, da Escola Secundária de Odivelas em direcção rumo a Torres Novas, cidade doada à Rainha D. Isabel.
90 participantes (alunos dos Cursos Noturnos - Português para Todos, EFA Básico Escolar de 2º e 3º ciclo, EFA Secundário Escolar e EFA Secundário de Dupla Certificação Rececionista de Hotel : PPT, EB2EB3, ESA B, ESAB A, ESRH A e familiares), acompanhados por 4 professoras (Ana Simas, Emília Soares, Helena Bayan e Isabel Marques), e por três alunos estagiários do Curso ESRHA (Silvia Gomes, Valéria Massingarela e Carlos Azevedo) participaram nessa Visita de Estudo a Torres Novas, organizada pelo Projeto A Noite Não Pára! e realizada no âmbito da parceria ESO-CMO.
Chegados a Torres Novas, visitou-se a Villa Cardilio (ruinas romanas) a 3km da cidade.
Aí fomos muito bem recebidos e guiados pelo serviço educativo do Museu Municipal de Torres Novas que fez o favor de nos receber num feriado!
Lá todos puderam apreciar o espólio arqueológico romano que aí se encontra, sempre bem contextualizado e explicitado pelos guias. Foi um regresso ao passado e uma emoção encontrarmos construções milenares com um grau civilizacional ímpar como a romana. Um espaço cheio de História e com muitas histórias por contar, merecedor de divulgação e de preservação (urgente) ... a bem da Cultura e da Identidade local, nacional e europeia!
O almoço fez-se no bonito Jardim das Rosas, na margem do rio Almonda. E que almoço! Mais uma vez um piquenique cheio de sabores, cheiros e cores de cariz intercultural no qual o convívio salutar e a partilha solidária acontecem em animadas experiências gastronómicas.
À Tarde, descobrimos e maravilhámo-nos com a Igreja da Santa Casa da Misericórdia, gentilmente aberta para nos receber A magnificiência da Igreja barroca e a qualidade de conservação enche de orgulho a cultura portuguesa e europeia e é excelente exemplo da intervenção de particulares no processo de preservação de património material de grande significado artístico.
Em seguida, rumámos ao Castelo de Torres Novas.
Logo deparámo-nos com a escultura do Rei D. Sancho I , do Mestre Cutileiro, que nos inspirou para o "assalto" ao Castelo, palco de encontro de povos em diferentes épocas (mouros, cristãos, judeus, moçárabes no processo de construção da nacionalidade; portugueses e castelhanos durante a monarquia portuguesa; portugueses, ingleses e franceses durante as invasões francesas; etç) e em momentos por vezes bem difíceis (batalhas, saques e pilhagens) e outros bem mais felizes (cortes régias e festas comemorativas de casamentos reais).
Enfim, um espaço cheio de História e até de lendas (Gil Paes por exemplo) que colocam Torres Novas na História de um país em contexto europeu, aberto aos povos, culturas e artes. Merecedor da intervenção municipal que transformou este lugar no ex-libris da Cidade!
Por fim, passeámos pela bonita Praça 5 de Outubro, palco nesse dia das celebrações do 25 de Abril. A esse propósito, logo se explicou a importância dessa comemoração e o significado da Liberdade. Não faltaram a troca de testemunhos entre os participantes da Visita de Estudo.
Terminada a visita que consegui "fintar" a chuva, importava regressar a Odivelas nos autocarros municipais, devidamente conduzidos pelos motoristas António Carvalho (igualmente aluno ESONOITE) e Paulo?. A amabilidade e o profissionalismo dos condutores fez a diferença!
Findava uma viagem ao Passado de uma região que nos identifica e que importa divulgar e preservar, enquanto palco de encontro de povos e de culturas que aprenderam ao longo do tempo a partilhar experiências e a desenvolver convívios de paz e de inclusão! Afinal, objectivos preconizados pelo Projeto A Noite Não Pára!
Experiências de aprendizagens que enriqueceram TODOS os participantes (44 homens e 46 mulheres) que reuniram diversas nacionalidades (Portugal, Paquistão, Índia, Ucrânia, Venezuela, Lituânia, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Brasil e Moçambique ), religiões (católica, ortodoxa, muçulmana, sikh e geová) e idades (dos 3 aos 65) numa experiência memorável, com impactos significativos a médio e longo prazo!
A este propósito, o Projecto A Noite Não Pára! agradece a todos os que colaboraram para o sucesso desta Visita, nomeadamente ao Museu Municipal de Torres Novas, à Santa Casa da Misericórdia, aos Serviços de Turismo de Torres Novas e, em especial, à Arquiteta Manuela Henriques da Câmara Municipal de Odivelas por disponibilizar o transporte municipal.
Obrigada a Isabel Marques (Proj. A Noite Não Pára!) pelas Fotos.