Já é Património Imaterial da Humanidade!
Uma Honra, uma Satisfação, uma Responsabilidade!
O Museu do Fado em Lisboa é, então, uma boa sugestão...
Ouvir, cantar, tocar, sentir o Fado impõe-se!
domingo, 27 de novembro de 2011
"Vieram para morrer" - uma Noite memorável!
Na noite de sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2011, os Alunos dos Cursos EFA Secundário 2ESAA, 2ESAB e 2ESAC, acompanhados das Professoras Helena Silvestre, Isabel Marques, Maria João Campos e Natália Esteves, associaram-se ao Clube do Património da ESO, presidido pela Professora Isabel Gonçalves, e foram assistir à Peça "Vieram pra morrer" de Jaime Gralheiro no Centro Cultural Malaposta.
Grande interpretação, grande texto e grande reflexão sobre o Tarrafal, os tempos duros do Estado Novo, a conivência versus a resistência ao Regime, durante e após a peça graças à presença de um conjunto de ilustres ligados à peça e à resistência antifascista que brindaram os presentes com uma conversa esclarecedora, rigorosa e objectiva. Naturalmente, o testemunho de Edmundo Pedro, único sobrevivente vivo do Tarrafal (1ª fase) e recordista de 73 dias na horrenda FRIGIDEIRA do Tarrafal, tornou aquela noite única e memorável para todos os que tiveram a honra de estarem presentes.
Foi um dos momentos em que se falou da História de Portugal, da Europa, da Humanidade para recordar, divulgar e nunca, mas nunca esquecer!
Enfim, o Teatro a servir a História de um povo que não pode esquecer...
Teatro que alguns alunos nunca tinham vivido e não esquecerão tão cedo...
domingo, 13 de novembro de 2011
Reportagem Fotográfica do Magusto da Noite 2011
Agradece-se o envio de fotos do Magusto da Noite 2011 para o nosso email para podermos publicar mais reportagens fotográficas!
Obrigado a Isabel Marques (Formadora de CP e CLC e Mediadora de Curso EFA NS) pelas fotos!
sábado, 12 de novembro de 2011
Dia de S.Martinho na ESONOITE - uma tradição na ESO!
Ontem aconteceu!
A tradição venceu a apatia, o desânimo e o silêncio das salas e corredores da ESONOITE... A comemoração de mais um S.Martinho à Noite, na ESO.
Decidido à última hora, organizou-se um Magusto de (re)união e de resistência aos tempos difíceis vividos pelo Ensino de Adultos.
Apesar de sermos menos - alunos das três turmas em funcionamento (2ESAA, 2ESAB e 2ESAC), formadoras e Mediadoras desses Cursos (Ana Simas, Helena Silvestre, Isabel Marques, Maria João Campos e Natália Esteves), formadora e técnicos do CNO (Ana Ferraz, Orlando Carvalho, Sónia Tabuada e Sónia Fidélis), funcionárias do turno da noite (Dª Ana, Dª Celeste, Dª Graciete, Dª Helena, Dª Isaura, Dª Manuela, Dª Nilda e Dª Odete), familiares e ex-alunos do Ensino Nocturno -, a Sala LF3 reuniu todos num convívio salutar, de boa disposição e muita alegria, a propósito e uma castanha quente, um doce gostoso ou um salgado apetitoso!
Com a ajuda de todos (como foi bonito ver alunos, professores e funcionários dividirem tarefas num esforço comum, trazendo uma oferta, arrumando uma mesa, afixando um adereço), o Projecto A Noite Não Pára! organizou mais um Magusto da Noite na ESO.
Iniciativa onde foi apresentada a proposta do Projecto, via power point, para este ano lectivo que se apresenta como difícil e por isso muito desafiador: a crise do Ensino Nocturno, da Escola Pública e da Sociedade Portuguesa será vivida como impulso potenciador de criatividade, energia e ultrapassagem dos obstáculos emergentes...
Com a participação, a motivação e a determinação de todos, conseguiremos encher de novo as salas e os corredores da ESONOITE, contribuindo para a formação e a inclusão da população adulta de Odivelas e dos concelhos limitrofes, parte significativa da sociedade activa que se deseja mudar!
Afinal de contas, a Noite na ESO não pode parar!!!!
As responsáveis pelo Projecto A Noite Não Pára! agradecem a todos os que contribuiram para o sucesso desta Acção de Dinamização do Ensino Nocturno!
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
S. Martinho da Noite na ESO! De novo...
Contra ventos e marés, mais um Magusto da Noite para (re)Unir Alunos, Professores, Funcionários do Ensino Nocturno da ESO num convívio salutar, tão importante para combater o abandono escolar e motivar a integração na Escola, enquanto espaço de formação de adultos!
Poucos mas unidos no esforço de manter vivo o Ensino Nocturno numa Escola Pública!
Subscrever:
Mensagens (Atom)