A Noite Não Pára!* Noite Q'a Ta Pára!* The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! *ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma!*W Nocy Nie Zatrzymać

Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

"Vieram para morrer" - uma Noite memorável!


Na noite de sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2011, os Alunos dos Cursos EFA Secundário 2ESAA, 2ESAB e 2ESAC, acompanhados das Professoras Helena Silvestre, Isabel Marques, Maria João Campos e Natália Esteves, associaram-se ao Clube do Património da ESO, presidido pela Professora Isabel Gonçalves, e foram assistir à Peça "Vieram pra morrer" de Jaime Gralheiro no Centro Cultural Malaposta.
Grande interpretação, grande texto e grande reflexão sobre o Tarrafal, os tempos duros do Estado Novo, a conivência versus a resistência ao Regime, durante e após a peça graças à presença de um conjunto de ilustres ligados à peça e à resistência antifascista que brindaram os presentes com uma conversa esclarecedora, rigorosa e objectiva. Naturalmente, o testemunho de Edmundo Pedro, único sobrevivente vivo do Tarrafal  (1ª fase) e recordista de 73 dias na horrenda FRIGIDEIRA do Tarrafal, tornou aquela noite única e memorável para todos os que tiveram a honra de estarem presentes.
Foi um dos momentos em que se falou da História de Portugal, da Europa, da Humanidade para recordar, divulgar e nunca, mas nunca esquecer!
Enfim, o Teatro a servir a História de um povo que não pode esquecer...
Teatro que alguns alunos nunca tinham vivido e não esquecerão tão cedo...
Sendo assim, a Noite da ESO foi brilhante graças ao convite do Centro Cultural Malaposta e à dinamização do Clube do Património da Escola Secundária de Odivelas.

 

1 comentário:

  1. Que nunca nos falte a memória, para não repetirmos os erros do passado!

    Gostei imenso!!!!

    ResponderEliminar