A Noite Não Pára!* Noite Q'a Ta Pára!* The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! *ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma!*W Nocy Nie Zatrzymać

Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

(re)Visitar Espaços Interculturais Históricos em Lisboa


 
 

Com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, os autocarros conduzidos pelos Senhores Paulo e Borges e com a presença da sempre dinâmica Arquitecta Manuela Henriques, Coordenadora do Gabinete de Saúde e Igualdade da CMO, realizou-se, no dia 16 de Fevereiro de 2013, uma visita de estudo ao Castelo de S. Jorge, ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém, espaços emblemáticos de memórias de encontros de culturas, gentes, religiões e costumes da História de Portugal, Europeia e Mundial com Alunos e Professoras dos Cursos Noturnos da Escola Secundária de Odivelas.
Acompanhados pelas Professoras Helena Bayan, Ana Ferraz e Isabel Marques (elementos do Projecto A Noite Não Pára!), 70 alunos de diversos Cursos em funcionamento na ESO - Cursos EFA Escolares ESBA e EBASB, Cursos EFA de Dupla Certificação ESVTA e ESRHA, Cursos Português para Todos Turmas A, B e C - 4 familiares de alunos e 1 funcionária da ESO (re)visitaram monumentos, verdadeiros espaços de encontros interculturais, com interesse, curiosidade e boa disposição.
O almoço foi um apetitoso piquenique intercultural nos bonitos jardins de Belém!
Com partida às 9h30 e regresso às 17h, a visita foi um sucesso! Um dia de aprendizagens, de descobertas, de permutas de saberes, de experiências, num salutar convívio de promoção de inclusão social, em comemoração do Português, enquanto língua materna (não materna para a maioria dos alunos participantes).
Parabéns à Câmara Municipal de Odivelas e à Escola Secundária de Odivelas por promoverem tal parceria tão dinâmica e profíqua!
Apesar de algum frio e nevoeiro, a Noite na ESO não parou... e como caminhou pelas ruas de Lisboa, espreitando o Teatro Romano e os azulejos comemorativos do Santo Popular lisboeta  - Santo António -  e subiu às muralhas do Castelo de S. Jorge, identificou os pontos emblemáticos de Lisboa dos miradouros fantásticos do Castelo, decobriu a história de encontro de culturas no Museu do Castelo e galgou os degraus da Torre de Belém, ex-libris de Portugal!


Obrigada a Isabel Marques (Proj. A Noite Não Pára!) pelas fotos!

1 comentário:

  1. Foram visitar três dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa, a terra onde nasci e cresci e que conheço como a palma da minha mão.

    Boa escolha :)

    ResponderEliminar