A Noite Não Pára!* Noite Q'a Ta Pára!* The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! *ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma!*W Nocy Nie Zatrzymać

Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Um dia no Mosteiro com D. Dinis - um sucesso!

Ontem, dia 21 de Abril de 2012, o Mosteiro de S.Dinis, em Odivelas, encheu-se de alunos e professores de todas as escolas do concelho para festejarem os 750 anos do nascimento do Rei D.Dinis.
Logo pela manhã, a azáfama foi grande (à semelhança da sexta-feira anterior na qual se montaram os materiais de Exposição no Claustro Novo e nas Salas disponibilizadas pelo Instituto de Odivelas) tal como a alegria e a satisfação em participar num projecto tão vasto e ambicioso: chamar a comunidade ao Mosteiro para assistir, participar, assistir e apoiar as intervenções de dinamização das escolas do concelho, a propósito de um Rei com que se identifica tanto Odivelas!
Entre as 10h30 e as 18h (com pausa para almoço), decorreram as actuações de palco, as visitas às exposições, os passeios a cavalo, as provas das compotas caseiras, uma largada de pombos, os jogos tradicionais (Largo) e de tabuleiro (Claustro) e as animações de rua no Largo, Coreto e no comércio local envolvente, enchendo-se os espaços com familiares, amigos, vizinhos, professores, alunos, curiosos e forasteiros, num dia agradável sem a temida chuva!
Como prometido a Escola Secundária de Odivelas esteve lá todo o dia e com que prestações !!
A peça de teatro "Um dia na corte" representada pelos alunos do Ensino Regular Diurno (3º ciclo), sob a orientação da Professora Cristina Santos, encantou todos os presentes: a argúcia do texto e o talento dos alunos encantaram toda a gente, tornando esse momento memorável!
Os jogos tradicionais dinamizados pelos alunos do Ensino Regular Diurno (secundário), sob a orientação do Professor Luís Farinha, permitiram dar a conhecer os jogos aos mais novos e matar saudades ao mais velhos. A alegria, a boa disposição e o companheirismo dinamizaram o espaço com jogadores animados e público interessado em redor!
O ourives convidado pela Professora Isabel Gonçalves surpreendeu toda a gente com a sua arte - a originalidade dos materiais e a beleza das peças foram cativantes!
A Exposição "Rostos e Património com História em Odivelas", da responsabilidade dos três cursos EFA Secundário de tipo A (2º Ano) - Ensino Nocturno, chamou a atenção com os respectivos power points projectados e com os tripticos e folhas volantes expostas (muitos estão agora nos lares dos visitantes para melhor apreço) tal como o painel original "Ide vê-las" e as pregadeiras, construídos pelos alunos do Ensino Regular Diurno (3º ciclo), sob a orientação da Professora Lucília Ventura, com materiais recicláveis - uma excelente reutilização das tampas plásticas de garrafas com Arte!
A dinamização de rua - personificando Monges, Artesãos, Lavadeiras, Nobres, Burgueses, Videntes, Curandeiras, Freiras, Aguadeiros, Fidalgos júniores, Damas, Ciganas e Alcoviteiras trajados à época - animou o Mosteiro (Claustro e Largo), todo o dia, desafiando o público a agir e reagir. A timidez inicial deu lugar à alegria, desenvoltura e empenho dos alunos que abrilhantaram com talento e arte um dia que se tornou memorável para TODOS! Trabalho colectivo de inter-acção protagonizado pelo alunos do Ensino Nocturno (Cursos EFA Básico e Secundário - Tipo A, B e C) , sob orientação da Professora Isabel Marques.
Por fim, esses mesmos alunos do Ensino Nocturno, com a colaboração de uma aluna do Ensino Diurno (a Eva, aluna da Professora Ana Paula Lopes), subiram o palco, envergando trajes de época lindíssimos, para executarem as danças de inspiração medieval! E que bem dançaram... primeiro em par enamorado e depois em roda, no palco! Em seguida, desceram o palco, num desfile garboso e elogiado pelo público (que bonitos estavam! Tão charmosos!) e posicionaram-se, junto do público, para dançar, encantar e motivar a dança conjunta!
E não é que professores, funcionários e ex-alunos da ESO lá se juntaram aos alunos, bailando no meio da multidão! Um MUST!!!
Danças orientadas pela Professora Isabel Marques e brilhantemente dançadas pelos estudantes-trabalhadores da ESO, que prescindiram de horas de descanso para ensaiarem e representarem a Escola, motivando outros adultos a regressarem à Escola! Que orgulho! Que emoção!
Nesta participação dos Alunos da ESONoite, foi prestimosa a colaboração das Professoras Ana Ferraz, Ana Simas, Maria João Campos e Sónia Nunes tal como a presença de quatro figurantes convidados com muito carinho, filhos de alunos e professoras: a Joana (moça burguesa) filha da aluna Natividade, o Mauro filho do aluno Job, os Diogos (fidalgos júniores) filhos das Professoras Ana Ferraz e Sónia Nunes. Que lindos e satisfeitos estavam! E que vaidosos dos seus trajes!!!
Até o almoço foi expressão deste trabalho em equipe de Alunos e Professoras: no "Rei dos Caracóis", os alunos da Escola Secundária de Caneças, trajados à época, serviram "Ave Real" à ESO trajada à época! Um salutar convívio que estreita laços entre alunos e professores que motiva o gosto pela Escola!
Enfim, a Escola Secundária de Odivelas esteve à altura do evento, contribuindo para o seu sucesso!
Valeu a pena todos os preparativos, os ensaios, a construção e o transporte de materiais, o empréstimo de trajes junto do DGIDC, as verbas dispendidas, o cansaço das horas extras acumuladas com o dia-a-dia escolar! Valeu a pena todo o apoio da Professora Manuela Machado, coordenadora dos projectos da ESO, e da Direcção da Escola que, naturalmente, viram nesta prestação pedagógica uma oportunidade de inter-acção da ESO com a comunidade, tornando mais coesa a própria ESO.
Sinal disso foi a presença de tantos professores e alunos da ESO com familiares e amigos, tal como ex-alunos que continuam a identificar-se com a SUA escola - a Escola Secundária de Odivelas!
Enfim, um desafio da Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com o Instituto de Odivelas, prontamente aceite e desenvolvido pelas escolas com grande sucesso e adesão da comunidade.
Foi lindo ver o Mosteiro cheio de gente, de várias gerações, a apoiar os alunos e as respectivas prestações comemorativas. Muitos entraram pela primeira vez no Mosteiro que afinal faz parte da História de Portugal e que merece ser conhecido e vivido por TODOS!

Obrigado a Isabel Marques (Professora e Mediadora de Cursos EFA) pelas fotos.
Agradece-se o envio de fotos para o email do blogue de forma a dar conhecer o dia fantástico que a ESO protagonizou no Mosteiro de S.Dinis!


Sem comentários:

Enviar um comentário